Comunicado - Mestrados Formação de Docentes
  A Escola Superior de Educação João de Deus (ESEJD) deseja esclarecer a situação vinda a público decorrente da decisão, tomada pelo Ministério da Educação e Ciência, de cessar os mestrados em Formação Inicial de Professores, decisão, esta, que a ESEJD acatou procedendo de imediato à devolução do valor de inscrição liquidado pelos alunos.

Procurando garantir aos alunos, que se haviam matriculado, o direito a prosseguirem os seus estudos, estabeleceu a ESEJD, prontamente, contactos com instituições congéneres, no propósito de salvaguardar o mais importante: o superior interesse dos alunos.

A decisão da tutela surgiu na sequência de um complexo imbróglio administrativo relacionado com a acreditação dos referidos cursos. Acresce, que estes mestrados foram autorizados pelo então Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e objeto de registo pela Direção-Geral do Ensino Superior, como segue: Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Registo N.º 2338/2007; Mestrado em Educação Pré-Escolar – Registo N.º 2339/2007; Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – Registo N.º 2340/2007 e Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – Registo N.º 2341/2007.

Salienta-se, que são estes e só estes os mestrados visados, continuando todos os outros cursos a funcionar regularmente.

Esta Escola, a primeira a formar educadores de infância no País, já desde 1920 - enquanto os cursos do Ensino Público apenas se iniciaram em 1973 -, tem sido decisiva no incremento da Educação de Infância em Portugal, pautando-se por uma conduta de responsabilidade, seriedade e profissionalismo, fundamentada numa cultura científica e em valores humanistas e reconhecida no País e no estrangeiro.

Neste momento, a Direção da ESEJD procede a todas as diligências ao seu alcance no sentido de obter uma resposta da tutela com vista a clarificar a situação académica dos alunos que frequentaram ou terminaram os referidos mestrados.

Logo que sejam recebidas quaisquer informações complementares, serão publicadas no sítio internet oficial da ESEJD.

O Diretor
Professor Doutor António Ponces de Carvalho


[voltar à página anterior]